Ares do campo
Pela manhã, os participantes deram um pulo a Arronches para visitar a Herdade da Granja do Peral, onde a sua especialização é a criação bovina (bovinocultura intensiva, ou seja, um sistema de produção de gado que visa maximizar a produção em um espaço menor, utilizando tecnologias e técnicas avançadas para otimizar o desempenho dos animais). Tivemos connosco presente Miguel Minas, docente no centro de enfermagem veterinária na Herdade
“Estes tipos de animais, como vacas e cabras acabam por ser um tipo de manutenção de ecossistemas e biodiversidade”, afirmou Miguel Minas. O mesmo mostrou um pouco aos nossos participantes um pouco da herdade e dar a conhecer todo o processo por de trás desta indústria da Bovinocultura intensiva no Alentejo e claro responder a algumas dúvidas postas pelos participantes.
Ainda em Arronches, visitaram o Olival do Pico onde se juntou a nós Francisco Modragão, professor de Olivicultura na ESBE (Escola Superior de Biociências de Elvas) e investigador na área da olivicultura. Fez uma pequena introdução sobre a olivicultura, a sua importância, os seus benefícios, entre mais para meter os nossos participantes dentro do tema. De seguida os participantes tiveram a oportunidade de uma visita aos olivais e ver como funciona.
TESTEMUNHO
«Foi uma experiência inesquecível»
“Adorei ir ao forte da graça, ouvir os testemunhos, ouvir as interações entre as pessoas perceber como aquilo funcionava, como foi utilizado no 25 de Abril, como aquilo foi utilizado na altura das guerras é muito interessante e comovente a forma como aprendemos as coisas neste forum e foi uma experiência inesquecível”
Irís Serra, 18 anos, Escola Secundária Romeu Correia, Almada
Guardados pela fortaleza
Depois de almoço os nossos participantes andaram pelos caminhos de Elvas ou para aqueles que conhecem melhor “Rainha da Fronteira” devido ao Forte da Graça na cidade, forte este que os participantes tiveram a oportunidade de visitar, ouvir testemunhos, saber a história da mesma, entre mais coisas.
Como estávamos em Elvas a próxima paragem tinha de ser a ESBE (Escola Superior de Biociências de Elvas), onde os alunos puderam visitar as instalações, conhecer as ofertas formativas e claro expor dúvidas. Apesar do calor, os participantes continuavam sempre interessados no que lhes era dito acerca da mesma.
Sabias que...
O complexo fortificado de Elvas, com os seus 690 hectares de área protegda, é o maior conjunto de fortificações abaluartadas de fosso seco do mundo e que o nome de Elvas tem origem no árabe (Elbaz) que quer dizer “o falcão”, pois Elvas teve três muralhas construídas na Idade Média, duas durante o período islâmico e a terceira terminada no reinado de D.Fernando (1367-1383).
Já lá ia um mergulho?
O dia terminou com um momento na piscina, onde os participantes aproveitaram para se refrescar, uma vez que o dia pode ter sido inesquecível mas cansativo também. Cartas, futebol, mais atividades e muita energia era o que contaminava as ruas. Assim damos final a mais um dia inesquecível na Green Academy.